Quem é Hecate?

“No Início de Tudo, Hécate fala:
'Quando o universo atravessou os umbrais da existência
Em um fogo cósmico brilhante como um raio
Eu Hecate, testemunhei o primeiro nascimento
Eu Hecate, observava de soslaio
Enquanto a escuridão se tornava firmamento
Enquanto “O Nada” paria “ O Tudo”, que ainda haveria de ser
Eu existi entre os dois, caótica, poderosa, potente
Sol e Lua, Terra e céus, Hades e o Olimpo ainda a nascer
Existo no entremundos, no crepúsculo, e no sol poente
Sou o sopro que deixa seus pulmões vazios
Sou o grito desesperado do recém-nascido
Moro nas juras de amor sussurradas ao ouvido
E nas lágrimas da verdade, ricas em sal
Pois sou a zona cinzenta entre o bem e mal
Ah... mas o que se criou há de se destruir
Tudo é cinza, e reino absoluta. Não há mal ou bem
Meu é o reino que não tem Rainha ou Rei
Meu é tudo o que não pertence a ninguém
Como portadora da chave eu permaneci e permanecerei
E quando o universo deixar de existir, aqui estarei'"
A Magia de Hecate - Uma Roda do Ano com a Rainha das Bruxas - Dylan Siegel & Naelyan Wyvern



Hecate é uma Deusa mto antiga, pertencente à primeira geração de deuses gregos. Ela é filha de Perses, o titã da destruição, e Astéria, a titã das estrelas cadentes e da adivinhação. Nasceu um pouco antes da guerra entre os titãs e os Deuses olímpicos. Quando o Monte Olimpo estava sendo derrotado pelos gigantes, Hecate se ofereceu para ajudar, lutou e derrotou o gigante Clítio com as chamas de suas tochas. Após a guerra, Zeus conservou seus poderes originais e permitiu que ela tivesse livre acesso tanto aos céus e a terra (domínio de Zeus), quanto aos mares (domínio de Poseidon) e ao submundo (domínio de Hades).

Hecate pode ver nas 3 direções ao mesmo tempo: o passado, o presente e o futuro. Geralmente ela aparece segurando tochas e algumas chaves. A tocha representa a luz que ela traz para iluminar os caminhos mais sombrios. A chave descreve sua função de guardiã das passagens, ninguém entra ou sai de um dos mundos sem sua permissão. Pela mesma razão, as encruzilhadas de três caminhos também simbolizam essa Deusa, sendo locais de oferendas a Ela.

Hecate é vista geralmente na parte da noite, por isso muitos a chamam de Rainha da Noite. É uma Deusa lunar, inclusive e principalmente no aspecto tríplice, representando a Donzela, a Mãe e a Anciã.

Ela participa do mito de Perséfone, ao ajudar Demeter a localizar a filha. Quando se decidiu que Persefone passaria metade do ano no submundo, Hecate se torna sua protetora, a guiando por essa transição. Hades ficou tão feliz com a ajuda de Hecate que a convidou para residir permanentemente em seu reino, mas claro, ela poderia ir e vir a vontade. Tanto Perséfone quanto Hécate são Deusas dos Mortos, enquanto a primeira os rege no submundo, a segunda os rege em suas aparições como fantasmas (fora do submundo).

Existe uma relação muito forte entre Hecate e os mortos que ela protegia. Ela é muito superprotetora daqueles que foram oprimidos, e toma conta daqueles que não são tão convencionais, quebrando padrões.

Hecate sempre vem ao auxílio de quem está desesperado, perdido na noite escura… Ela é uma guia poderosa, protetora e amorosa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prece a Lua Minguante

Quem é Perséfone?

O que fazer com o que sobra após um feitiço ou ritual?

Círculo Mágico

Quem é Ártemis?

Ode as Fadas

Bruxo solitário

Oração a Hecate

Banho Mágico para o aniversário de cada signo

Poção do Amor de Afrodite