Bruxo solitário

“Sejam quais forem as razões de seu interesse, parece que já estão atraídos para a feitiçaria. Estou convicta de que a bruxa solitária, e todas as formas de paganismo moderno, têm um papel importante a desempenhar no mundo. Mas vocês sabem o que vai ocorrer em suas vidas?” Trecho de A Bruxa Solitária - Rae Beth


imagem reprodução Google

Eu pratico Magia Natural de forma solitária e posso apenas falar sobre o que eu penso e sinto sobre esse caminho. Existem muitos caminhos dentro das possibilidades de uma Jornada Mística e, cada magista deve seguir aquela que mais lhe for atrativa ou conveniente no momento. Existe a possibilidade de estudar, aprender e praticar magia dentro de um coven ou grupo, mas também existe a possibilidade de o fazer de forma solitária, que é o que trataremos nesse artigo. Não existe forma correta ou melhor, apenas aquela que se adequa às suas necessidades e ao seu caminho mágico naquele momento.

Praticar magia de forma solitária exige, antes de mais nada, muito estudo, é preciso gostar de estudar e estar sempre buscando novas informações. Afinal, sem a figura de um “mestre” ou “professor” é preciso buscar a informação por si mesmo. Buscar respostas sozinho pode ser um pouco complicado às vezes, pois em muitos momentos não sabemos muito bem por onde começar. É preciso paciência e uma boa dose de curiosidade.



imagem reprodução Google

Também é preciso lembrar que um bruxo solitário, hoje em dia, num mundo virtual, nunca está assim tão solitário, afinal, as redes sociais e a internet acabam nos aproximando muito. Nesse momento, vc está aqui lendo esse artigo e pode estar se identificando com ele, o que diminui as distâncias e torna a pratica solitária até mais realista. Muitas vezes, praticamos uma meditação ou fazemos um ritual solitário, e isso nos traz visões ou sensações, quem sabe até alguns acontecimentos que não sabemos explicar. Então, corremos para os grupos e redes sociais para narrar essa experiência e, com isso, ajudar a obter respostas. Entretanto, o trabalho de trilhar o caminho diário continua sendo de responsabilidade individual. 

Praticar bruxaria é estar em constante busca por autoconhecimento, em alinhamento com os ciclos naturais. Por isso, é muito importante se perceber. Usar o famoso Grimório ou Livro das Sombras... não importa que nome vc dê, mas é importante estar sempre anotando suas experiências místicas, o que vc vê durante uma meditação ou visualização, os sonhos, as mensagens que vc recebe dos oráculos, vc pode copiar feitiços e rituais, anotar seus estudos da Arte... Se vc é iniciante, é justamente por essas “pistas” que vc deve começar seus estudos....

Por exemplo...

Digamos que vc sonhou com uma determinada Deusa, digamos, Athena. Mas vc não sabe nada sobre ela, então começa a pesquisar. Em dado momento vc descobre que essa Deusa se relaciona à Coruja, então vc vê que anotou no seu Grimório que nos mês tal, a carta da coruja saiu várias vezes pra vc... ou ainda que vc teve muitos sonhos envolvendo essa mesma ave... se vc tiver anotado, tudo pode ir fazendo mais e mais sentido à medida que vc avançar na sua jornada mística, pois novos conhecimentos podem fazer vc reinterpretar coisas do passado, ajudando a entender melhor os sinais e como eles se manifestam.

Outra dica é buscar livros e sites confiáveis, e não apenas ficar dependendo de respostas dos grupos. As redes sociais são para trocar experiências, sentir que tem outras pessoas também passando pelo mesmo que vc. Mas muita gente desiste de encontrar uma informação quando não é respondido num desses grupos. De fato é mais fácil perguntar antes de sequer buscar a informação. E é justamente esse tipo de comportamento que um bruxo solitário não deve ter! Quando tiver uma dúvida, primeiro pesquise! O google está sempre à mão! Aprenda a distinguir quais sites e blogs são confiáveis e quais não são.



imagem reprodução Google

E como vc vai aprender isso? Usando seu próprio senso crítico, o que é fundamental para se praticar Bruxaria de forma solitária. É preciso questionar muito tudo o que se lê e ouve. Faz sentido pra vc? É algo que reverbera legal na sua intuição? Te faz sentir bem? Te passa confiança? Assim, aos poucos, vc vai descobrindo as melhores fontes e quem seguir.

Além do que, também é possível encontrar muitos livros em pdf pela rede. O que é ótimo pra quem não tem condições de comprar. Ou seja, não tem desculpa pra não estudar!

Pra quem está começando e tem medo de praticar, eu diria para não deixar de ler. Falando da minha experiência, eu fiquei alguns anos lendo, lendo, lendo e apenas lendo sobre magia antes de ter coragem de começar a praticar. E, depois que comecei a praticar, comecei a ver que já tinha muita coisa que sabia teoricamente e foi só uma questão de adequar teoria e prática, ou melhor, de descobrir como as coisas acontecem na pratica. O grimório também é muito importante nessa hora, pois vc pode anotar sobre suas práticas e descobrir como se desenrolam, entendendo o que funciona melhor pra vc e como cada magia atua.


imagem reprodução Google

Eu sei que muita gente ressalta a parte negativa em praticar bruxaria de forma solitária, falando justamente dessa solidão, descrevendo o processo como “chato”. Mas sabe... eu, particularmente, gosto muito! Foi a forma mais livre que encontrei de me conectar a minha espiritualidade, mas exatamente devido a toda essa liberdade, exige também muita responsabilidade.

Se vc sente o chamado, não se apegue a convenções muito menos dê ouvidos a medos e inseguranças. Comece devagar, vá um dia de cada vez, um passinho de cada vez que, quando vc menos perceber, sua Jornada Mística estará caminhando a todo vapor!

Simbóra bruxar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Quatro Elementos

Prece a Lua Minguante

Quem é Perséfone?

Elemento Água

Quem é Hecate?

Simpatia para intuição

O que fazer com o que sobra após um feitiço ou ritual?

Quem é Deméter?

Refletindo com o Baralho Cigano: a carta dos Caminhos e o destino

Lua Minguante, Ritual de banimento com o poder dos quatro elementos