Grimório

Grimório (também conhecido como Livro das Sombras) nada mais é do que um caderno onde fazemos as anotações sobre feitiços, rituais, sonhos, estudos da Arte de maneira geral. Não há mistério! O Grimório não precisa ter uma tamanho ou cor específica, cada pessoa pode confeccioná-lo como julgar melhor, ou compra-lo de acordo com suas condições.

De todos os itens considerados importantes para se praticar magia, esse é o que eu mais uso. Eu sempre gostei de estudar e, quando comecei a conhecer a bruxaria solitária logo senti necessidade de começar a copiar certas coisas que eu lia, como rituais, feitiços, propriedades das ervas, etc. Meu primeiro grimório nasceu de forma intuitiva, simplesmente da necessidade de anotar e não perder certas informações. E, com o tempo, fui formando uma coleção de grimórios.

grimórios do Unicórnio Cartomante


Já li relatos de pessoas que dizem ter medo de não conseguir se organizar com seu grimório e acabar perdendo informação de qualquer forma. Posso sugerir algumas dicas...

A primeira seria ir escrevendo sem se preocupar muito com isso a princípio, ainda mais se vc é iniciante. Deixe algumas folhas em branco no início e vá montando um índice com as informações que vc for anotando. Assim ficará mais fácil de encontrar no futuro. Claro que vc tb pode adquirir cadernos diferentes para temáticas diferentes. Por exemplo, um caderno amarelo para estudar mitologia, um verde para estudar ervas, um azul para estudar tarot e um vermelho para anotar sonhos. Outra ideia muito usada hoje em dia é fazer um grimório virtual, isto é, escrever no computador, seja salvando em pastinhas ou em alguma nuvem, ou mesmo num blog!! Todos os métodos terão vantagens e desvantagens.

É importante fazer anotações porque praticar magia é um trabalho de autoconhecimento, é um trabalho espiritual, de conexão com o TODO. Anote sobre seu humor, use o grimório como uma espécie de diário, anote sobre como vc se sente. Ao reler tempos depois vc verá como isso ajudará a trazer muita percepção sobre si msm. Também é importante fazer anotações de estudos, resuma textos que vc leu e foram importantes, copie feitiços e rituais para que vc possa consultar depois, anote sobre propriedades de ervas, cristais e outros ingredientes mágicos. Quando vc realizar um deles, anote também como o feitiço se comportou... se a vela chorou muito, se queimou muito rápido ou muito devagar, se o incenso apagou sozinho, se em algum momento houve uma faísca diferente... e anote também como vc se sentiu ou situações que possam ter ocorrido nos dias posteriores. Com essa observação criteriosa, vc vai aprendendo a compreender melhor como cada feitiço funciona, como cada sinal se manifesta, como cada elemento trabalha... e, acima de tudo, como vc interage com tudo isso.

Com o tempo, é ali também que vc começará a anotar seus próprios feitiços! E nenhum feitiço funcionará tão bem para vc quanto os que vc msm criar! Com o passar do tempo, descobrindo mais sobre sua Deusa Mãe, seu Deus Pai, seus guias e mentores, vc poderá criar magias direcionadas aos Seres da sua Equipe Espiritual, isso terá muito mais força para vc.


Não tem mistério no grimório. Ele é um caderno, como qualquer outro, porém destinado a assuntos mágicos. Portanto, é claro que a maioria dos bruxos faz algum tipo de preparação mágica para seu uso. É comum ouvir que o grimório tem que ser preto, por exemplo, por seria uma cor que auxilia na proteção. Mas isso não é regra. Eu recomendo apenas consagrar seu grimório, como vc consagraria qualquer outro item mágico, limpe suas energias e lance uma proteção sobre ele, afinal, vc estará anotando coisas pessoais ali e não quer que ele vá parar em mãos erradas. Mas é bem simples mesmo, afinal, esse processo de limpar as energias, consagrar e proteger é (ou deveria ser) padrão para se começar a usar qualquer item, não é mesmo... pelo menos, eu prefiro assim!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prece a Lua Minguante

Elemento Água

Os Quatro Elementos

Quem é Perséfone?

Oração a Hecate

O que fazer com o que sobra após um feitiço ou ritual?

Banho Mágico para acalmar a ansiedade

Banhos Mágicos VIII - aceitação

Feitiço Pra Transmutar Crenças Limitantes

Refletindo com o Baralho Cigano: a carta dos Caminhos e o destino