Os Quatro Elementos

Praticar Magia Natural é se conectar aos ciclos naturais, de nossa Mãe Gaia, do Cosmos que habitamos. Essa conexão também acontece através do estudo e interação com os elementos que compõem esse mundo, afinal, “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”, e assim também é com magia.

Existem muitos elementos diferentes em diferentes tradições, mas hoje analisaremos os quatro mais conhecidos aqui no ocidente, que são Fogo, Terra, Água e Ar.


imagem reprodução Google 


A física quântica nos ensina que matéria é energia condensada, portanto, trabalhar com os elementos da Natureza, nada mais é do que entrar em contato com essa energia ancestral de criação e permitir que Ela atue na sua vida. Todos os organismos tem sua composição física baseada nos elementos naturais, por isso eles contém o poder de criação, de manifestação. Foi a partir da organização terrena dos elementos que a Vida surgiu, evoluiu e continua a evoluir.

Não há motivo para ter medo, afinal, essas energias já existem e se combinam no seu corpo todos os dias. Sem a consciência sobre como elas vem te influenciando, vc entra em desequilíbrio. Compreendendo o simbolismo e significado de cada elemento, podemos analisar melhor suas atuações em nosso cotidiano, buscando equilibrar as energias. Vc consegue visualizar os quatro elementos no seu corpo?




símbolo do Elemento Terra

A Terra é um elemento duro, que fala sobre força física, trabalhar arduamente para se colher os resultados, ou seja, é o elemento da materialidade, representando tudo o que é concreto, são as forças telúricas. Essa rigidez toda confere muita determinação a essa energia, trabalhar com esse elemento ajuda a trazer um senso de realidade e realização, um senso prático e objetivo. A Terra traz estruturação, como o esqueleto que mantém o corpo em pé. 

Por essa característica material, a Terra nos conecta de forma instintiva, animal, sensorial. O poder desse elemento se encontra nas florestas, nos vegetais, no húmus do solo, nos cristais, nas pedras, nas montanhas, nas pedreiras e rochas, na gravidade. A Terra traz fertilidade, prosperidade, é na terra que as raízes se fixam para que a árvore possa crescer, mas também é ali que a matéria orgânica se decompõe e se refaz. A Terra recebe “o lixo orgânico” que nos faz mal e o recicla.

Estar em falta com o elemento Terra pode deixar a pessoa excessivamente sonhadora, sem conseguir criar um planejamento passo a passo. Já o excesso pode deixar a pessoa materialista, sem empatia com os processos alheios, enrijecida dentro de suas próprias crenças, sistemas e ações.



símbolo do Elemento Fogo

O Fogo é o elemento da vitalidade, da transmutação, da coragem, da vontade, da purificação. Simbolicamente, esse elemento mora do nosso coração ou, melhor dizendo, no nosso chackra cardíaco, pois ele representa a nossa alma, aquilo que nos anima, que nos dá vida, disposição. 

Uma queima tem poder de transmutar, fazendo com que aquilo que queimou retorne ao seu estado atômico/energético original. Ele traz energia de proteção ancestral, quando a fogueira acesa na floresta ajudava a proteger de animais predadores. O poder do Fogo é intenso e pode ser repentino, como um flash de intuição, de visão, sendo ele a representação da Luz.

Estar em falta com o elemento Fogo pode ocasionar depressão, problemas com auto estima, falta de iniciativa e de vontade de fazer as coisas, falta de tesão na vida. Já o excesso dele nos leva a direção contrária, isto é, arrogância, agressividade, força bruta.



símbolo do Elemento Água

A Água é o elemento das emoções... é mole e moldável, adaptável, assume a forma de qualquer recipiente que vc a colocar. Compõe a maior parte do nosso planeta, dos nossos corpos, dos seres vivos... Entender as águas doces e salgadas que temos interiormente pode nos ajudar nessa caminhada pelos ciclos fluidos que é a Vida. Há muita água em todos os tecidos vivos, ou seja, nosso corpo também é maré! 

Todo esse sentimentalismo nos conduz ao nosso lado mais obscuro e profundo. Esse elemento vem para nos colocar em contato com nosso subconsciente, com o poder da telepatia. Uma porção de água parada torna-se, muitas vezes, um espelho d´água, a metáfora perfeita! É o elemento que nos permite nos encarar, olhando diretamente no espelho de nossas almas.

Estar em falta com o elemento água pode levar a uma supressão das próprias emoções, essa “secura” traz uma certa amargura para a vida, uma negatividade, um pessimismo. Já o excesso é aquele processo do “eterno desaguar” onde a pessoa não consegue parar de “botar pra fora”, de fluir e jorrar, fazendo a pessoa se fechar num vitimismo muito forte.



símbolo do Elemento Ar

E o Ar é o elemento do intelecto, da razão, das comunicações. É no ar que o som se propaga e as palavras se fazem audíveis. Como fumaça nosso pensamento se dissipa, se expande, nos faz ver e logo em seguida desaparece. Respiramos e absorvemos energias, nos constituímos do que inalamos e vivenciamos aquilo que pensamos. Nossos pensamentos criam vibrações e ondas a nossa volta, verdadeiras “cortinas de fumaça” que passam a formar nossa realidade pessoal. 

O elemento Ar se manifesta em todas as formas de comunicação e movimento, está nas palavras, nas músicas, nas danças. Mas também está presente nas intensas atividades mentais e intelectuais, mesmo que silenciosas. Ao estudar ou ler um livro, ativamos o poder mental das palavras, o poder da racionalidade. Esse elemento tem uma característica muito interessante, que é conseguir penetrar e preencher todos os espaços. Por isso as defumações são limpezas tão poderosas, pois a fumaça atinge lugares que nem sonhamos alcançar.

Estar em falta com o elemento Ar pode trazer timidez, dificuldade em se expressar, em se comunicar. Já o excesso pode trazer preocupações desnecessárias, paranoias.

O arquétipo dos quatro elementos está presente em muitos simbolismos. Vemos os elementos na astrologia, nos Deuses, nas ervas, nos animais... tudo se combina e se associa, se transforma e se reforma o tempo todo. Ao começar as práticas de magia, é provável que você sinta mais facilidade com um dos elementos, mais atração por um deles, ou mais dificuldade com outro, menos afinidade. É normal. Temos aptidões para determinadas coisas na vida e assim também o é para manipulação de energia... encontramos mais facilidade em manipular um tipo de força do que outra. O importante é não deixar de trabalhar com todos os elementos e, principalmente, não deixar de percebê-los no seu dia a dia, buscando sempre seu equilíbrio pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prece a Lua Minguante

Elemento Água

Quem é Perséfone?

Oração a Hecate

O que fazer com o que sobra após um feitiço ou ritual?

Banhos Mágicos VIII - aceitação

Banho Mágico para acalmar a ansiedade

Feitiço Pra Transmutar Crenças Limitantes

Lua Minguante, Ritual de banimento com o poder dos quatro elementos