Elemento Terra

A Terra é o elemento do mundo físico, de tudo aquilo que podemos compreender através dos sentidos, daquilo que é sólido, palpável. A conexão com esse elemento nos permite viver as experiências sensoriais, afinal, matéria é energia condensada, e o elemento terra é a máxima condensação de energia. É o elemento da manifestação, da realização, do “fazer acontecer”, mas também do “ver para crer”, sentir, cheirar, tocar.


imagem reprodução Google 

Da Terra brota vida e Ela sustenta essa vida. Para prover de forma tão intensa, a Terra absorve e acumula nutrientes, e o faz através de sua interação com a Água. A Terra sozinha torna-se fria e seca, incapaz de nutrir. Ou seja, apesar de ser gestativa e produtora, ela precisa da Água para que essa capacidade se manifeste. Além disso, trata-se de um elemento intensamente conectado a força da gravidade, reforçando a tendência de ganhar/absorver e acumular, fixar e estabilizar.

Como tudo na Natureza, a Terra também tem seus ciclos. Cada pedaço de terra está sempre sujeito as condições climáticas de seu entorno. A Terra também sente as estações do ano. Ela interage com a Água das chuvas, com os ventos, com os animais que carregam e enterram sementes, ou constroem tocas, com o fogo que pode surgir em qualquer lugar. A Terra é paciente e sempre se refaz. Ela seca no inverno e mantém as sementes aquecidas e escondidas. Ela se abre ao calor da primavera e permite a vida retornar. Ela cansa no verão e, muitas vezes, é consumida pelo fogo e se faz rebrotar. Ela absorve toda água no outono e protege suas reservas.

Não podemos nos esquecer da participação desse elemento nas mitologias, já que muitos mitos de criação nos falam do ser humano surgindo do barro ou da lama (mistura de terra e água). Essas referências mitológicas dão vida ao simbolismo da Terra como o Útero de Mãe Gaia. Gaia seria o próprio planeta, dando vida às suas próprias células. Cada ser vivo e estrutura nesse imenso corpo flutuando no espaço é fruto desse Útero. Portanto, nós também somos, individualmente, uma célula desse corpo muito maior, que fornece toda a matéria (terra) para que nossa existência possa acontecer. Desde nossos corpos até nossos alimentos diários, tudo vem da Terra. E, um dia, a Ela retornará...

Por todas essas características, podemos compreender a Terra como um elemento Yin, assim como a Água.


imagem reprodução Google 


COMEÇANDO A MONTAR UM FEITIÇO

Eu costumo dizer que fazer um feitiço é como cozinhar. Quando vc está começando, vc se preocupa muito com a receita, tem muitas dúvidas sobre a sequência, sobre os temperos, sobre o que “combina” com o que... mas depois de um tempo, tudo passa a ficar intuitivo e, muitas vezes, ao pegar uma receita nova, vc automaticamente começa a modifica-la, para ficar mais “do seu jeitinho”. E assim também é com magia!

É muito comum quem está começando, ver a descrição de um ritual ou feitiço e logo questionar se pode substituir algum item. Para responder essa pergunta vc precisa compreender a função de cada coisa. Vamos a um exemplo culinário novamente...

Vamos supor que eu te passe uma receita de arroz colorido, onde temos o arroz, cenoura picadinha, milho, ervilha e palmito. Então alguém pergunta “posso tirar a ervilha?”... Pode, vai ficar um pouco diferente mas não vai prejudicar em nada o prato. Mas, poderiam perguntar “posso substituir a ervilha por beterraba?”... Pode, provavelmente vai deixar tudo cor de rosa, mas se vc não se importar, não haverá problema. Porém, se alguém perguntar “posso substituir o arroz por macarrão?”... Bom, nesse caso vc mudou o prato. Não teremos mais um arroz colorido, e sim um macarrão com legumes. Pode ser que fique bom e vc ainda terá seu almoço, mas é outro prato. Ou ainda, se alguém perguntar “posso substituir o palmito por coco ralado e a cenoura por raspas de chocolate?”... Eu diria que é melhor não! Acho que não vai ficar bom essa combinação...

Pode parecer bobo quando o exemplo é com as comidas, mas é igualzinho na hora de montar um feitiço. É preciso conhecer as propriedades de cada coisa para saber combiná-las.

Hoje vamos ver uma listinha pequena de itens ligados ao elemento terra, com quatro propriedades distintas e, ao longo dessa série com os quatro elementos, nós vamos montar alguns feitiços diferentes. Então anotem essa listinha e aguardem os próximos textos aqui no blog!


Para banimento:
Arruda, guiné, espinho de roseira, terra de formigueiro, pimenta, comigo-ninguém-pode


Para intuição:
Artemísia, anis estrelado, losna


Para prosperidade:
Canela, cravo, louro, alecrim, folhas de mangueira, girassol


Para proteção:
Espada de São Jorge, manjericão, alho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prece a Lua Minguante

Elemento Água

Os Quatro Elementos

Quem é Perséfone?

Oração a Hecate

O que fazer com o que sobra após um feitiço ou ritual?

Banho Mágico para acalmar a ansiedade

Feitiço Pra Transmutar Crenças Limitantes

Refletindo com o Baralho Cigano: a carta dos Caminhos e o destino

Banhos Mágicos VIII - aceitação