Outono, época de desapego

Essa é a fase em que o Sol vai, pouco a pouco, se recolhendo, se retirando, seu vigor vai decaindo. É o fim da vida do Deus, onde ele começa a desapegar de tudo o que semeou, tudo o que cultivou, tudo o que viu eclodir. A Natureza vai, devagarzinho se despedindo de toda fertilidade, tudo vai esfriando.

imagem reprodução Google

O Equinócio de Outono é o momento de realizar as últimas colheitas, agradecer a abundância e poupar para o inverno. O início da estação pode trazer à tona ainda a sabedoria do ciclo que se está encerrando. Analogamente à fase Minguante da Lua, esse é o momento de buscar os conselhos dos anciãos, de fazer o balanço do que estamos encerrando este ano, do que queremos levar para o próximo ou nos despedir.

É um ótimo momento para fazer rituais de desapego, de ancestralidade, um momento de grandes finalizações, de encerrar ciclos de longo prazo.

imagem reprodução Google

Mais uma vez ressalto a importância de começar os estudos em magia se autoconhecendo. Afinal, fazer magia nada mais é do que manipular energia. E energia, nada mais é do que sentimento! Por isso, é crucial que aprendamos a mexer/manipular somente com as nossas energias, ganhando poder sobre nós mesmos, ganhando empoderamento sobre nossos sentimentos. Só assim conseguiremos nos livrar de padrões de pensamentos que já sabemos que não nos fazem bem, só assim conseguiremos ter total independência. Afinal, ser independente não é apenas pagar as próprias contas, mas principalmente ser capaz de assumir responsabilidade sobre as próprias escolhas, escolher o próprio caminho de forma consciente.

imagem reprodução Google

Comecem a usar seus grimórios como diários, anotando emoções, sentimentos, sensações, ideias... se possível, além da data, anote a fase da lua, a estação do ano, alguma referência astrológica se isso lhe fizer sentido. Vc vai ver como, com o passar do tempo, tudo isso vai ajudar a potencializar sua intuição. Vai chegar um dia, em que vc começará a ver as sincronias, percebendo como suas emoções se repetem a cada fase da lua, como determinados tipos de pessoas reaparecem na sua vida em tal estação do ano, como coisas inesperadas acontecem em outra estação... assim, vc vai sentido, vivenciando, experimentando a Magia Natural, se conectando aos seus ciclos, vivendo no tempo de forma espiralar e não linear. Sim! O tempo é uma espiral! Tudo se repete em outro nível, de forma diferente, mas mantendo um padrão.

imagem reprodução Google



EXERCÍCIO DE DESAPEGO

Esse é um exercício bem simples, visando trazer uma reflexão com o intuito de melhor distinguir seu caminho. Vc só vai precisar de um caderno, de preferência seu grimório, algo onde vc possa anotar suas perguntas, resoluções e intuições. Quem sentir vontade, pode também preparar o ambiente, com um incenso ou alguns cristais de sua preferência.

Recomendo fazer ao pôr do sol, se puder estar ao ar livre contemplando esse momento, melhor. Se não, procure olhar o céu nesse horário antes de começar. Olhe para o horizonte, sinta o Sol se despedindo, observe as cores do céu. A Natureza está em transição nesse momento, tudo está mudando, na certeza que amanhã, outro dia recomeçará. Respire fundo e contemple o fim de mais um ciclo por um instante. Nesse momento, procure não pensar em nada. Se alguns pensamentos do cotidiano passarem pela sua mente, deixe que eles passem, não se apegue a eles.

Procure sentir essa conexão por alguns minutos. Quando sentir que já está bom pegue seu caderno e comece a fazer uma reflexão sobre onde vc estava um ano atrás... no outono passado... Se vc já tem o hábito de escrever grimórios/diários, vc também pode buscar pelo que vc escreveu há um ano, releia e reanalise. O que vc estava vivendo nesse momento no ano passado? Como vc lidou com a situação? E agora, passado esse ano, como vc se sente? Como vc avalia o que aconteceu? Anote.

imagem reprodução Google

Comece a avaliar todo o ano. Vc não precisa reler tudo o que vc escreveu em um ano, caso vc já faça anotações, mas vá folheando, se sentir de reler coisas específicas, se permita, reflita. Para quem ainda não tem esses registros, vá trabalhando a memória e vá anotando. Como as coisas foram se desenrolando ao longo do ano? Vá passando mentalmente cada uma das estações... o último inverno... a última primavera... o verão... até chegar no presente. O que vc aprendeu com tudo o que te aconteceu? As coisas boas e as ruins... vc soube agradecer pelas coisas boas? Soube se defender? Tinha como se defender? Vc soube aproveitar as oportunidades que a vida te deu? O que te fez errar? O que te fez acertar?

Agora que vc fez o balanço é hora de começar a fechar o ciclo. Faça uma pausa. Respire fundo algumas vezes. Olhe para o que vc escreveu agora. Esse foi seu ano. Entre altos e baixos, vc extraiu lições, cresceu, amadureceu, expandiu.

imagem reprodução Google

Esse é um momento de balanço e desapego. Com essa análise do ano que passou, o que vc quer levar para o próximo? O que é melhor deixar pra trás? Comece a avaliar seriamente as coisas que estão te fazendo mal, que te atrapalharam ao longo do ano, que te dificultaram. Mas não estamos falando de coisas externas. Não adianta escrever que o que te atrapalhou foi a falta de dinheiro ou fulano que não quis ficar ao seu lado. A reflexão é interna! Que padrões de pensamento ou atitudes suas estão te fazendo vibrar uma frequência de escassez? Falta coragem? Falta amor próprio? Autoconfiança? Será que vc consegue observar, nesse balanço de um ano, traumas ou carências?

Quando conseguir chegar nessas palavras chaves, vc saberá que são elas que vc deve trabalhar ao longo da estação. Muitas delas, provavelmente a maioria, não serão dissolvidas do dia para noite. Alguns padrões podem levar anos para serem curados. Mas se não começarmos a trabalhar, nunca chegaremos lá. Então que tal começar a se observar? Para fazer uso do seu poder, primeiro é preciso conhece-lo! Conheça a si msm!

imagem reprodução Google - tradução: "nós vivemos pelo sol/nós sentimos pela lua"



OBS: esse exercício tb pode ser feito na Lua Minguante, buscando a mesma reflexão dentro do ciclo de uma lunação (mês lunar).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prece a Lua Minguante

Elemento Água

Os Quatro Elementos

Quem é Perséfone?

Oração a Hecate

O que fazer com o que sobra após um feitiço ou ritual?

Banho Mágico para acalmar a ansiedade

Banhos Mágicos VIII - aceitação

Feitiço Pra Transmutar Crenças Limitantes

Refletindo com o Baralho Cigano: a carta dos Caminhos e o destino