Lua, ciclos, Deusa e magia

A Lua é um importante e poderoso astro, capaz de mexer de forma tão significativa nas marés! Veja a força gravitacional que Ela exerce sobre o Elemento Água. Nosso corpo sendo 70% água, com certeza a Lua vem nos afetar de forma significativa. Quem aí não sente que muda em dias de Lua Cheia? Quem não sente um transbordamento emocional nesses dias? Não à toa é a fase da Lua associada a tantas lendas.

A Lua tem um ciclo curto e rápido, conhecido como lunação, que seria o “mês lunar”, isto é, o período que se inicia na Lua Nova e finaliza na Minguante, durando aproximadamente 28 dias em que Ela vai passar por todas as suas fases.



Para entender melhor o movimento que gera as fases lunares, é preciso olhar para a dança entre Lua e Sol, afinal, sabemos que a Lua não possui luz própria, ela apenas reflete a luz solar. Mas o quanto de luz ela irá refletir depende da posição em que ela está em relação à Terra e o Sol. A medida que a sua translação (da lua em torno da Terra) vai acontecendo, a Lua vai sendo iluminada gradualmente, até atingir a fase cheia e, depois, vai perdendo luminosidade a medida que se (re)aproxima do Sol.

A lunação começa na Lua Nova, que acontece no momento em que o Sol e a Lua estão conjuntos, ou seja, “juntos”, na mesma posição zodiacal, no mesmo signo, no mesmo grau, um “sobrepondo o outro no céu”. Os eclipses solares sempre acontecem em dias de Lua Nova, que é justamente o momento em que os dois astros se encontram e, dependendo da angulação em relação a Terra, a sombra da Lua pode ser projetada sobre nós.

Essa dança é um princípio mitológico fortíssimo, estando presente em todas as culturas. Desde os tempos mais remotos a Lua foi associada a imagens da Deusa Mãe ou da Deusa Tríplice, comparando as fases da Lua as etapas da vida da Deusa ou, às suas três faces, representando assim os aspectos do Sagrado Yin.

imagem reprodução Google


Na Lua Nova esse princípio Yin está germinando, é a abertura do ciclo, um novo (re)começo. Nessa fase, a Lua “está no céu” durante o dia, caminhando próximo ao Sol, por isso não conseguimos vê-la no céu noturno, pois seu reflexo fica ofuscado. É a Lua da criança, das magias de abertura de caminhos, dos inícios, de plantar as sementes.

Porém, apesar dessa divisão quadrada em quatro fases de quatro semanas, sabemos que a Lua é redonda e, muita gente fica em dúvida pois nos últimos dias da semana de Lua Nova, ela já começa a aparecer no céu, como um sorriso, logo após o pôr do sol. Sim! Esse momento é chamado de Fase Semi-Crescente ou Emergente. Ela está em transição nesse momento, já consegue refletir alguma luz, mas ainda não tem a força do Quarto Crescente. As magias de abertura de caminhos nesse momento serão intensificadas, já as de prosperidade ainda não terão toda força que após o Quarto, mas já trarão ótimos resultados.

imagem reprodução Google


A face Donzela/Virgem da Deusa é associada à Lua Crescente, fase em que a Lua começa a aparecer no céu. Essa etapa representa o florescer da vida da Deusa, as primeiras descobertas, as possibilidades que se abrem. A Lua Crescente acontece quando a Lua está em quadratura com o Sol, por isso também é chamada de Quarto Crescente. Aqui é preciso imaginar os dois astros formando um ângulo de 90° entre si, por isso vemos metade da Lua iluminada nessa fase. Ela surge bem no meio do céu logo no início da noite, se afastando do entardecer, afinal, desde a Lua Nova, ela vem se distanciando do Sol, mas ainda mantém uma certa proximidade. Essa fase é excelente para as magias de prosperidade, seja para chamar dinheiro, clientes, como também amor, amigues. É a melhor época para colher os temperinhos na horta, as ervas mágicas, fazer as podas que vão estimular o crescimento! Portanto, tenha atenção! Eu sempre digo que a Crescente é a época em que os testes da vida se apresentam. Afinal, nossos Deuses muitas vezes também vem nos podar para que possamos crescer.

imagem reprodução Google


A face Mãe da Deusa é associada à Lua Cheia, momento de plenitude, os antigos diziam que esse era o momento em que a Lua ficava grávida, redonda, daí a associação à Mãe, representando a tomada de responsabilidade sobre as escolhas que fazemos e os caminhos que tomamos.  A Lua Cheia acontece no momento de oposição entre Sol e Lua, ou seja, um astro “de frente” para o outro. Por isso vemos a Lua completamente iluminada, pois a luz do Sol incide totalmente sobre ela tornando-a inteiramente visível. Os eclipses lunares ocorrem nessa fase, momento em que o Sol estando “do outro lado”, dependendo da angulação, projeta a sombra da Terra sobre a Lua, apagando seu reflexo. Esse é um momento para se observar emocionalmente, pois se chegamos na Lua Cheia em desequilíbrio, é provável que não tenhamos sabido utilizar bem as energias do mês. Os ritos de gratidão são mais que favorecidos nesse momento, agradeça as colheitas, a força conquistada, até mesmo aos transbordamentos, afinal, vivemos na tentativa e erro, não é mesmo. E é errando que se aprende! A Lua Cheia é boa pra qualquer tipo de magia, afinal, é o seu auge, vigor e força total!

A plenitude da Lua Cheia, onde ela vai aparecer inteiramente no céu, dura apenas três dias, depois disso, apesar de ainda bem visível, ela começa a nascer depois da meia-noite e seu brilho vai gradualmente ficando menor. Muita gente também fica em dúvida com esse outro momento de transição lunar. Esses últimos dias da semana quadrada são conhecidos como Fase Disseminadora, onde ela vem fazer as últimas colheitas (cortes) e já começa a planejar o que irá descartar.

imagem reprodução Google


E, a face Anciã/Avó da Deusa é associada à Lua Minguante, fase em que a Lua vai desaparecendo no céu, representa o balanço do fim da vida da Deusa, do ciclo que está por encerrar, buscando entender o que se ganhou, o que se perdeu, o que se quer levar para o próximo e o que queremos descartar. É o momento de ofertar a sabedoria adquirida ao longo dessa Jornada. A Lua Minguante ocorre no quarto oposto ao Crescente, aqui conhecido como Quarto Minguante. Como, nesse momento ela já caminha para se reencontrar com o Sol, ela nasce tarde da madrugada, passando apenas poucas horas a refletir luz no céu noturno, indo em direção ao amanhecer. É o momento de fazer as magias de limpeza, de purificação, de banimento. Hora de fazer a faxina, afastar toda negatividade e toxicidade para abrir o próximo ciclo de banho tomado!

imagem reprodução Google


Nos três últimos dias da semana quadrada (rs) do Minguante, antes da entrada da Lua Nova, vivemos meu momento de transição lunar favorito: a Lua Negra. Nesses dias Ela desaparece completamente do céu, deixando a noite totalmente escura. É o momento ideal para se comunicar com o astral, para meditar, interiorizar, para buscar conhecer sua Equipe Espiritual. Nesses dias, os portais entre os mundos se abrem com mais facilidade, por isso a comunicação está facilitada, mas, justamente por isso também, lembre-se sempre de reforçar a proteção antes de qualquer bruxaria! Você pode lançar seu círculo mágico e acender uma vela branca, por exemplo, pedindo que a chama da vela segure e mantenha o círculo protetor enquanto estiver acesa, e deixe ela no altar durante seu feitiço ou ritual. Também é a Lua onde os Oráculos ficam mais favorecidos, justamente porque as comunicações estão abertas. Quem está querendo aprender a ler cartas, por exemplo, pode começar treinando nesses dias. E, claro, as magias de revelação!! Hehehe... por isso é minha fase preferida! Magias para descobrir a verdade, descobrir se alguém está mentindo, pra vc entender qual a melhor decisão, qual o melhor caminho a seguir. Aproveitando bem esse momento, a gente entra na Lua Nova sabendo exatamente quais sementes plantar!

imagem reprodução Google



Bruxaria, pelo menos pra mim, não é religião, mas sim um estilo de vida que busca vibrar em harmonia com os ciclos naturais de Gaia e do Universo. Assim, se sintonizar aos ciclos lunares nos (re)conecta à nossa porção Yin (todes temos as duas polaridades), nos ajuda a ter força no dia a dia (ciclo curto) e a trabalhar a maturidade emocional.


Assista ao vídeo explicativo sobre a lunação 
no Canal do Unicórnio Cartomante!!!

Comentários

  1. eu sempre tive dificuldade em compreender as movimentações dos astros... esses vídeos estão me ajudando a compreender melhor agora! https://www.youtube.com/watch?v=RclWQdZ0aqQ

    ResponderExcluir
  2. Texto incrível, e muito esclarecedor. Gratidão 🌛🌝🌜

    ResponderExcluir
  3. Amei forte seu post. Indo assistir o vídeo, Juca. 🤗

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Quatro Elementos

Prece a Lua Minguante

Quem é Perséfone?

Elemento Água

O que fazer com o que sobra após um feitiço ou ritual?

Quem é Deméter?

Quem é Hecate?

Lua Minguante, Ritual de banimento com o poder dos quatro elementos

Simpatia para intuição

Refletindo com o Baralho Cigano: a carta dos Caminhos e o destino