Elemento Fogo

O fogo é o elemento do SER. Para esse elemento, o foco não está no sentir (água), nem no fazer (terra) nem no saber (ar), mas no existir, apenas Ser. Ele nos remete a grande explosão do Big Bang, que a tudo criou, por isso, apesar de ser um elemento caótico, sabemos que do caos vem a ordem. O fogo é quente, é o núcleo dinâmico primordial de energia. Esse é o elemento da espiritualidade, da vitalidade, da intuição, da inspiração, da transmutação, do entusiasmo, da criatividade, da paixão, do tesão.



O fogo possui um certo diferencial, pois ele tem vida própria, segue apenas suas próprias regras, pode ser violento e, por isso, precisa ser manuseado com cuidado e respeito. Ele pode ser uma faísca que, num impulso, torna-se um perigoso incêndio, ou pode ser a tocha na mão da liderança, conduzindo a vitória.

Por estar sempre em movimento, gerando contínuo calor, o fogo proporciona entusiasmo e coragem. O aquecer das moléculas gera fricção, colocando tudo em ebulição, daí seu potencial criativo. Mas para que essa vitalidade exerça todo seu potencial, é fundamental sua alquimia com o elemento Ar, pois é o que vai possibilitar sua expansão e, consequentemente, aprendizado. 

Desde tempos imemoriais é o elemento mais associado a bruxaria. No fogo temos visões do passado e do futuro, a ele entregamos pedidos e queimamos símbolos daquilo que já não queremos em nossas vidas. O poder de transmutar e transformar as energias é muito forte, afinal, esse elemento devolve tudo ao seu estado atômico original.



Velas e suas cores


Muitas pessoas tem receio de trabalhar com velas. Mas, assim como as demais coisas em magia, tudo depende da sua intenção. Energia é apenas energia. Poder é apenas poder. O uso que se faz deles é que torna algo “bom” ou “mau”. Portanto, usem seus conhecimentos com responsabilidade, lembrando sempre da Lei do Retorno do Universo. Faça o bem e ele retornará a vc.

Vamos as características e propriedades de algumas cores de velas.


Branca: representa proteção e purificação. Pode ser usada regularmente como vela para o anjo de guarda, pedindo proteção. Por ser a mistura de todas as cores, a vela branca também é “coringa”, ou seja, pode ser usada para substituir qualquer uma das cores na ausência das demais velas.

Vermelha: representa paixão, tesão, vontade. Pode ser usada em feitiços de amor, ou mesmo para intensificar alguma qualidade. Por ser a cor do sangue também pode ser usada em rituais de ancestralidade.

Laranja: representa energia, vitalidade. Pode ser usada em feitiços de ânimo e coragem, bem como prosperidade, ajudando a trazer a disposição para correr atrás do que se precisa.

Amarela: representa a prosperidade, é a cor do ouro, do Sol, da Luz. Pode ser usada principalmente em feitiços de prosperidade, ajudando a trazer dinheiro, fama, visibilidade.

Dourada: semelhante a amarela, porém com as características acentuadas. É ótima para feitiços de prosperidade com resultados rápidos. Também é a uma vela muito usada para honrar Deuses, especialmente solares.

Prateada: representa o brilho da Lua, podendo ser usada para honrar divindades lunares, em feitiços de prosperidade, bem como para trabalhar vidência e intuição.

Rosa: representa o amor. Pode ser usada em feitiços para harmonizar as relações ou para atrair novos amores e amizades.

Azul: representa a calma, o foco. Pode ser usada para feitiços de concentração, ajudando a melhorar nos estudos, a diminuir a ansiedade e a trazer concentração.

Verde: representa o elemento terra, no seu aspecto “verde”, traz a conexão principalmente com os vegetais. Pode ser usada para feitiços de cura, de prosperidade, de aterramento.

Marrom: também representa o elemento terra, porém no seu aspecto “terra fértil e úmida”. Pode ser usada em feitiços de prosperidade, de aterramento, bem como em rituais para divindades tectônicas e para celebrar nossa Mãe Gaia.

Roxa: representa a espiritualidade. Pode ser usada para feitiços de vidência, para ajudar na intuição bem como em alguns feitiços de transmutação.

Preta: é a ausência de cor, tem a característica de absorver toda negatividade a volta, sendo indicada para feitiços de banimento, limpeza e purificação. Também é usada em honra das Deusas Escuras, aquelas associadas a face Negra/Anciã.



Claro que não dá pra falar tudo, é apenas uma breve explicação para ajudar quem está começando. Lembrando que as velas também são muito utilizadas para saudar as mais diversas divindades de acordo com a cor de cada uma. Por isso, continuem estudando e simbóra bruxar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Quatro Elementos

Prece a Lua Minguante

Quem é Perséfone?

Elemento Água

O que fazer com o que sobra após um feitiço ou ritual?

Quem é Deméter?

Quem é Hecate?

Lua Minguante, Ritual de banimento com o poder dos quatro elementos

Simpatia para intuição

Refletindo com o Baralho Cigano: a carta dos Caminhos e o destino