Apolo e o Oráculo de Delfos

Apolo é irmão gêmeo de Ártemis, filho de Zeus e Leto. Seu nascimento foi conturbado, pois sua mãe estava sendo perseguida por Hera, esposa de Zeus, que enviou uma grande serpente, chamada Píton, para destruí-los, além de ter proibido Leto de dar à luz na terra do mundo grego. Leto só consegue dar à luz depois de receber ajuda de Poseidon, se instalando na ilha de Delos. Ártemis foi a primeira a nascer e ajudou a mãe no parto do irmão.




🐍 Logo após seu nascimento, Apolo comeu uma ambrosia sagrada e tornou-se adulto, buscando formas de vingar a mãe pela perseguição sofrida. Ele enfrentou Píton e a derrotou bravamente! No local onde estava o cadáver da serpente, ele ergueu um enorme templo, que ficaria conhecido como Oráculo de Delfos. Suas sacerdotisas eram chamadas de Pitonisas, e eram mto procuradas por suas profecias.

🏛️ Esse lugar realmente existiu. Dentro do templo, existia uma câmara secreta, onde só a Pitonisas podiam entrar. Lá, elas acreditavam respirar os gases liberados pelo corpo da serpente Píton, que as deixava num estado alterado de consciência, permitindo q elas entrassem em contato com Apolo. Ele teria pedido a Zeus q todos os outros métodos de adivinhação fossem inferiores aos dele, por isso se tornou um símbolo da inspiração profética e artística.

🔯 Como tal, ele tb era a contraparte celestial de Hécate, q era sua prima (sua mãe Leto - deusa da noite clara – era irmã de Astéria – deusa da noite escura, mãe de Hécate). Ambos têm Epítetos que se assemelham. Apolo presidia os poderes proféticos da luz e do dia, Hécate presidia os poderes proféticos da escuridão e da noite. Hécate era a Deusa das encruzilhadas, e Apolo o protetor das ruas. No templo de Apolo há evidências de adoração a Hécate.

🔮 O Oráculo de Delfos existiu por mtos séculos, sendo destruído pelos romanos com a instauração do cristianismo, por ser considerado um local pagão. Porém, foi essa mitologia q inspirou a história de Arcanjo Miguel q mata a grande serpente.

🌞 Por sua atuação central no mundo grego, o Oráculo de Delfos era conhecido como “o umbigo do mundo”. Na sua entrada estava gravada a célebre frase: “conhece-te a ti mesmo”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Quatro Elementos

Prece a Lua Minguante

Quem é Perséfone?

Elemento Água

Quem é Deméter?

O que fazer com o que sobra após um feitiço ou ritual?

Quem é Hecate?

Simpatia para intuição

Refletindo com o Baralho Cigano: a carta dos Caminhos e o destino

Lua Minguante, Ritual de banimento com o poder dos quatro elementos