Mabon - equinócio de outono
21 de março (hemisfério sul) / 21 de setembro (hemisfério norte)
Mabon é o equinócio de outono, momento em que o dia e a noite tem a mesma duração, sendo muito bom para as magias que ajudem a encontrar equilíbrio na vida. O outono é a fase minguante do sol, onde ele vai, pouco a pouco perdendo suas forças, o Deus agora é um ancião que se prepara pra morrer e renascer.
É nessa estação que as árvores perdem suas folhas e secam, animais começam suas rotas migratórias e o frio aumenta. Para os antigos, Mabon era época de celebrar as últimas colheitas, começar a organizar as provisões para o inverno e aproveitar o Sol enquanto ele ainda aquece.
As cores desse Sabbat são marrom e laranja. Invocam-se os Deuses em suas faces anciãs, ou que tenham ligação direta com as estações, como Perséfone, por exemplo. Para os gregos esse era o momento da "descida de Perséfone" pois, nessa data, ela deixava sua mãe, Deméter, para passar os próximos seis meses com seu marido Hades. Para os Celtas era momento de celebrar o Deus Carvalho, o ancião que possui toda sabedoria. Para os nativos norte americanos, o Urso é o animal guardião dessa estação.
Usa-se principalmente ervas secas, cascas de árvores e sementes. Comidas como feijão, abóbora, cenoura, batata, maracujá, milho, maçã, uva, caqui, carambola... doces de frutas são típicos dessa época, pois era a forma dos antigos armazenarem as frutas por mais tempo, em compotas e geleias. Também se usam cristais vermelhos e verdes.
São indicados magias de agradecimento, proteção, meditação, ancestralidade, sabedoria e maturidade. Também é bom para limpezas e desapegos. É uma ótima ocasião para criar amuletos mágicos e confeccionar sua vassoura de bruxa.
Mabon nos lembra que a natureza é cíclica, a vida é cíclica! Todo fim é necessariamente um recomeço!
Celebremos a Grande Roda que nunca pára de girar!
Comentários
Postar um comentário