Litha - Solstício de verão

21 de dezembro (hemisfério sul) / 21 de junho (hemisfério norte)




Litha é o solstício de verão, o dia mais longo do ano e a noite mais curta. O verão representa a fase cheia do Sol, quando o Deus é pai e nos oferece todo seu vigor.

Essa é uma estação de colheita, da abundância, de celebrar a vida! O Sol está forte, a natureza está vibrante, os campos são verdes e floridos, os animais estão em plena atividade.

Para os druidas celtas, esse era o momento de colher sua varinha, muitas vezes de galhos de carvalho ou azevinho. Muitas culturas consideram esse um momento mais fácil para entrar em contato com elementais, como fadas, duendes e gnomos, pois eles também estão em festa, celebrando a fartura da natureza.

É um ótimo momento pra fazer água solarizada! São indicados rituais de prosperidade, amor, paixão, gratidão e manifestação, além de ser um ótimo momento pra consagrar objetos mágicos. São bem vindos feitiços de coragem, energia e saúde. É um momento de festa, celebração, agradecimento e pedidos de bençãos!

As principais cores são laranja, amarelo (sol) e verde (natureza). Pode-se trabalhar com Deusas na face Mãe e Deuses na face Pai/Homem Verde, além de divindades solares.

Frutas da época são sempre bem vindas! São usadas ervas como alecrim, lavanda, anis estrelado, verbena, além de flores vermelhas, amarelas e muitos grãos, como milho, canjica e amendoim. Um dos principais símbolos de Litha é o girassol!

Também usamos cristais vermelhos, amarelos e laranjas, como citrino, ágata vermelha, jaspe sanguínea, olho de tigre, pirita, calcitas laranja e amarela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Quatro Elementos

Prece a Lua Minguante

Quem é Perséfone?

Elemento Água

Quem é Deméter?

O que fazer com o que sobra após um feitiço ou ritual?

Quem é Hecate?

Simpatia para intuição

Refletindo com o Baralho Cigano: a carta dos Caminhos e o destino

Lua Minguante, Ritual de banimento com o poder dos quatro elementos