Altar, duvidas de inciantes


Para que serve um altar? Como se deve elaborar um? Que itens ele deve ter? Tenho que ter estátuas caras para poder montar um altar? Qual é o melhor lugar da casa para colocá-lo? E quem mora com os pais e não pode ter um altar?

Essas são dúvidas muito comuns pra quem está iniciando na bruxaria. Você também tem alguma dessas dúvidas? Então vem que o Unicórnio explica!

altar das cartas do Unicórnio Cartomante

Um altar, nada mais é do que um local onde você firma uma determinada energia. É um local de meditação, de comunicação entre o mundo espiritual e o mundo material. O altar é uma espécie de portal interdimensional, onde o contato com seus Deuses/guias/mentores/anjos é facilitada. Ali você vai ancorar sua força espiritual, ajudando a aumentar sua proteção energética, sua intuição, sua conexão.

Um altar pode ser algo muito simples e singelo. Na Magia Natural não há nada obrigatório que você tenha que ter, apenas é indicado que tenha algo representando cada um dos 4 elementos. Lembre-se sempre que, em magia, trabalhamos com símbolos. Dessa forma, você pode usar sua intuição e criatividade para elaborar os mais variados altares.

Para representar o elemento fogo você pode usar uma vela. As cores, tamanhos e formatos vão depender do que você deseja firmar naquele altar, por isso é importante estar sempre estudando, buscando compreender mais e melhor sobre os símbolos e arquétipos. A princípio, apenas para representar o elemento fogo, você pode usar uma vela branca, simples! Justamente porque o altar é um local onde você provavelmente vai acender muitas velas, procure não manter cortinas próximas, preste atenção à segurança do local, nunca deixe velas sozinhas. Mas o elemento fogo também pode ser representado por pedras vermelhas, como olho de tigre, jaspe sanguínea, pedra do sol, etc. Essa dica é útil para quem tem altares escondidos em armários ou em caixas de sapato (sim! Qualquer lugar pode ser um altar desde que bem cuidado!).

Para representar o elemento água você pode usar um cálice com água. Pode ser uma taça bonita e decorada, mas também pode ser um copo comum, caso seja o objeto que você tem disponível. Apenas coloque tudo ali de coração, procurando se conectar a cada elemento e ao que ele simboliza. Não use plástico, ok? Esse material não conduz energia, pode usar copos de vidro, barro, porcelana, qualquer material natural. A água também pode ser representada por conchas, pedras que você retirou de um rio ou por uma pedra da lua.

Para representar o elemento terra você pode usar cristais, um potinho com terra ou areia, um potinho com sal grosso, até mesmo um vaso com alguma planta. Orgonites também são bem-vindos! Vá usando o que tiver em casa, ou vá adquirindo aos poucos. Antes de colocar cristais e pedras no altar, limpe-os e purifique-os.

Para representar o elemento ar você pode usar incensos, penas, sinos ou instrumentos musicais, especialmente os de sopro. Esses instrumentos também podem ser itens mágicos, que você deixa no altar quando não está usando para energizá-los.

Você também pode usar um desenho simbolizando cada um dos elementos, ou outra representação. Mais uma vez, deixe sua criatividade e intuição fluírem para trabalhar os símbolos que você conhece.

Um altar pode ser fixo ou temporário. Você pode ter altares permanentes em sua casa, seja para cultuar uma determinada divindade, para sua proteção ou apenas honrando sua Equipe Espiritual e ancestrais, isto é, um altar firmando a energia da sua casa. E também pode montar um altar para um momento específico, chamando uma energia específica, ou para trabalhar com uma divindade durante algum tempo. Um altar temporário também é útil quando vamos fazer um ritual ao ar livre, quando estamos de mudança e ainda não está definido o novo local do altar fixo, ou quando se está viajando.

Algumas pessoas gostam de colocar o altar ao lado da porta de entrada, assim, tudo o que entra e sai da casa passa por ele. Nesse altar você pode firmar a energia da proteção, pedindo que nenhum inimigo entre na sua morada, que todo mal fique do lado de fora. Também pode firmar energias que você deseja atrair, como a prosperidade por exemplo, dizendo que ela é bem-vinda na sua casa! Outro lugar bacana para se colocar seu altar é num corredor, onde há circulação de pessoas. Um local alto e central na casa também é excelente.

Mas, o melhor lugar para seu altar, é onde você sentir que é o melhor!

Você pode ter diversos altares pela casa, trabalhando diversas energias pelos diferentes cômodos. Isso você vai sentir com o tempo, a medida que sua intuição for aflorando e, de repente você sentir necessidade de elaborar outro altar, ou ainda a partir de algum estudo específico, como por exemplo, o Feng Shui.

Comece simples e, a medida que for entendendo sua Jornada Mística, tudo vai começar a fazer sentido e você saberá, pouco a pouco, o que fazer. No início, preocupe-se apenas em ter um cantinho seu, para meditar, fazer suas orações, agradecimentos, pedidos. Mantenha esse espaço sempre limpo e energizado, ali é o lugar onde você realizará seus rituais, seus feitiços, suas meditações e rezos, seus pedidos e agradecimentos. Cuide dele com carinho!


Sugestão de um pote de proteção que pode ficar em seu altar:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prece a Lua Minguante

Elemento Água

Os Quatro Elementos

Quem é Perséfone?

Oração a Hecate

O que fazer com o que sobra após um feitiço ou ritual?

Banho Mágico para acalmar a ansiedade

Feitiço Pra Transmutar Crenças Limitantes

Refletindo com o Baralho Cigano: a carta dos Caminhos e o destino

Banhos Mágicos VIII - aceitação