Lammas – o auge do verão

1 de fevereiro (hemisfério sul)/1 de agosto (hemisfério norte)



Tb chamado de Lughnasadh, esse é o Sabbat do auge do verão, o ponto mais alto q o Sol chega. Daqui pra frente ele começará a decair, perdendo força rumo ao outono. Aqui é qdo o Deus se torna ancião, e nos oferta sabedoria.

Esse é o Sabbat da colheita, principalmente dos grãos, já q essas datas marcavam o calendário agrícola para os antigos. A semente plantada na primavera, já germinou, cresceu, e agora podemos realizar a colheita.

Traz a reflexão sobre o q estamos plantando na nossa vida. É momento de balanço, de revisão, de aprender com os erros, rever as sementes pessoais.

É um Sabbat para se fazer oferendas, rituais de gratidão, prosperidade e fartura. Excelente para praticar magia solar. Tb é comum rituais para se conectar aos elementais da natureza.

É costume fazer oferendas de bolos, pães, sucos e cerveja, bem como confeccionar uma boneca da palha do milho. Na bruxaria moderna, tb é hábito fazer um pote/garrafa de prosperidade com grãos.

Costuma-se usar mtos grãos de trigo e milho, ervas q servem como tempero, como cebola, alho, alecrim, tomilho, orégano, salsa, etc. É momento de celebrar toda a fartura q a Mãe Terra dá!

As principais cores são os tons de fogo e terra, amarelo, laranja, vermelho e marrom. Os principais cristais tb são aqueles das cores do fogo, como citrino, olho de tigre, âmbar, quartzo verde, jaspe vermelha, calcita laranja, etc.

O nome 'lammas' significa 'massa de pão', considerado o alimento mais ancestral de todos. Já Lughnasadh faz referência ao Deus celta Lugh, o Deus Sol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Quatro Elementos

Prece a Lua Minguante

Quem é Perséfone?

Elemento Água

O que fazer com o que sobra após um feitiço ou ritual?

Quem é Deméter?

Quem é Hecate?

Simpatia para intuição

Refletindo com o Baralho Cigano: a carta dos Caminhos e o destino

Lua Minguante, Ritual de banimento com o poder dos quatro elementos