5 usos para a Arruda

O nome “arruda” vem do grego “reuo”, que significa “libertar”. Seu nome científico é Ruta graveolens. É uma planta muito conhecida e usada desde a antiguidade. 

Na magia se utiliza para banimentos, limpezas, descarrego, contra inveja e mau olhado, sendo também um poderoso quebra-feitiço. É um vegetal do elemento Fogo regido pelo planeta Marte, sendo caracterizada como uma planta guerreira. 




1. Cultivo – poderoso filtro energético
A arruda é muito sensível, sendo importante alguns cuidados ao cultivá-la. Ela gosta de muita água e claridade, mas não de sol direto. É um excelente filtro energético e seu aroma ajuda a repelir animais peçonhentos do jardim, como cobras, por exemplo! Pode murchar depois de uma visita inconveniente, pois ela funciona como uma esponja de negatividade no ambiente. Nesse caso deixe um ou mais cristais perto dela por algumas horas, vai ajudar a revitalizá-la. As podas também devem ser feitas com cuidado e moderação. Eu gosto de ir tirando os raminhos que vão ficando amarelinhos pra secar e usar em feitiços. Nas Luas Crescentes procuro conversar com minha plantinha e perguntar se ela deseja me ofertar alguns ramos frescos. 


2. Defumação
A arruda seca é ótima para defumações de limpeza! Basta colocar um pouquinho de carvão em brasa no seu caldeirão ou qualquer outro recipiente que suporte calor, e ir jogando as folhas secas por cima. A medida que for levantando fumaça, vá caminhando pelo local a ser defumado, sempre de dentro pra fora (do fundo pra saída), dando especial atenção aos cantinhos. Deixe a fumaça ir se espalhando e retirando os miasmas do local. 


3. Banhos
Banhos de arruda podem ser feitos tanto com ela seca quanto fresca, são super recomendados para limpeza energética, e serão potencializados durante a Lua Minguante (mas podem ser feitos nas outras fases da Lua também). Basta aquecer cerca de 1L de água, quando levantar fervura desligue e acrescente um punhadinho da erva. Abafe e deixe amornar. Tome seu banho higiênico normalmente e, após, despeje o banho mágico do pescoço pra baixo, visualizando toda negatividade sendo retirada do seu corpo, todas as más energias indo embora. Esse banho é muito bom pra quem anda com um sentimento de derrota, seja física ou mental. 



3. Contra pulgas e carrapatos nos animais domésticos
Esse “chá” usado no banho também é excelente contra piolhos e pulgas, você pode passar nos peludos com a ajuda de um pano após o banho higiênico. Apenas cuidado pra evitar exposição ao Sol logo após a aplicação! 


4. Poção
Uma poção feita com arruda e vinagre é excelente para ser colocada num frasco de spray e borrifada pela casa sempre que necessário retirar alguma energia mais densa. É bem simples de fazer, só colocar a planta num recipiente e cobrir com vinagre, pronto! Você pode consagrar essa poção na Lua Minguante, chamando pelas forças naturais de limpeza, ou ainda a alguma divindade que traga essa energia de banimento (como a Deusa Kali, por exemplo). 


5. Óleo essencial
Esse óleo é muito bom para aplicar em locais doloridos, como varizes, ciático, contra dores de cabeça. Use em quantidade moderada e vá massageando o local. Também auxilia a combater fungos e micoses, sempre como uso tópico. 


ATENÇÃO!!
Gestantes devem ter cuidado pois trata-se de uma planta abortiva! É preciso ter muito cuidado com sua ingestão, pois ela possui um alto grau de toxicidade, podendo inclusive levar a convulsões. Eu não recomendo a ingestão nem da planta nem do seu chá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banhos mágicos

Intuição, a linguagem simbólica do espírito

Jasmim, algumas propriedades mágicas

Hematita, escudo protetor

Quartzo Rosa, algumas propriedades mágicas

Amor não é sorte: é aprendizado espiritual

Banho para curar um coração partido

Destino e Livre-Arbítrio: o que está escrito e o que depende de você?

Lua Cheia em escorpião 2019 – “Muitos serão chamados, mas poucos escolhidos”