Refletindo com o Baralho Cigano: Pássaros na gaiola ou em liberdade?


Vamos falar de Liberdade! Essa tão desejada, querida, idolatrada, salve salve, linda! Todo mundo quer ser livre! A questão é: será que sabemos o que significa Ser Livre?

Nas últimas semanas atendi diversas pessoas que diziam não se sentirem livres... fosse por não conseguir esquecer uma pessoa tóxica, fosse por permanecer num trabalho que não gostam, fosse por ainda morar com os pais, fosse por se arrepender de uma atitude que acabou trazendo muitos problemas no presente, fosse por estar só há muito tempo… e a lista pode continuar eternamente. Então resolvi parar e juntar num texto esses ensinamentos que a carta dos Pássaros tem me passado.

Cara 12 - Os Pássaros do Baralho Cigano

As cartas nem sempre pegam leve. Na maioria das vezes elas chegam quebrando ilusões, jogando verdades na cara. Na grande maioria das vezes, as pessoas não querem se responsabilizar pela própria liberdade, afinal, correr atrás dos seus sonhos dá muito trabalho. É fácil esperar que alguém ou alguma coisa mágica apareça pra resolver tudo. É gostoso se iludir! Sim! É agradável! É fácil! É seguro! Fantasias nunca nos desapontam! Na imaginação tudo é mais perfeito que nos contos de fadas! Por isso muita gente prefere acreditar nas ilusões.

O caso clássico é o da moça apaixonada. Ela pode estar apaixonada pelo marido ou namorado abusivo, pode estar apaixonada por um homem casado, ou ainda por um ex que ela não consegue esquecer… não importa. Essa moça geralmente chega na consulta muito ansiosa, buscando uma resposta imediata sobre como encontrar a solução para todos os seus problemas e ser feliz pra sempre! E aí eu pergunto: vocês realmente acham que existe pílula mágica para resolver todos os problemas? Como vocês acham que será possível encontrar liberdade? Será mesmo que a liberdade mora no castelo do príncipe que vem salvar essa moça em seu lindo cavalo branco?

Da maneira como as histórias têm se apresentado pra mim nas consultas, sinto que a liberdade é algo que sempre acontece a partir de uma ruptura, que pode ser por vontade própria ou forçada. Como um passarinho que já está chegando na idade de aprender a voar… ele pode decidir se aventurar, se arriscar, buscar aprender por ele mesmo… ou pode esperar o momento em que será jogado pra fora e terá que encontrar suas asas “na marra”. Nenhum dos dois processos será fácil, todos eles envolvem desafios e geram inseguranças, mas de formas diferentes, a partir de caminhos diferentes. Ser livre é muito mais do que saber voar. Afinal, uma vez fora do ninho, esse passarinho precisará saber sobreviver como um todo, apenas voar não é suficiente.

É claro que colocando as coisas nessa metáfora tão primaveril tudo soa muito poético e fácil. A poesia pode agradar nossos ouvidos, mas quero justamente frisar que a realidade necessita ser encarada! Afinal, como aprenderemos a sobreviver?

Primeiro é preciso aprender a dominar seus próprios pensamentos. Quanto mais você alimentar ilusões, mais desconectada sua vida estará. Vc passa o dia todo fantasiando que seu amor vai aparecer no final do dia e vocês terão a noite mais quente do ano? Vc gasta horas imaginando como seria sua vida se você fosse aquela cantora famosa, milionária e pudesse comprar o que quisesse? Ou que você vai chegar amanhã no trabalho e vão ter vários clientes simplesmente te esperando pra fechar pedido? Que seu ex vai voltar e vocês vão ser felizes para sempre? E quais desses pensamentos estão de fato ajudando você a construir alguma coisa real na sua vida? Se você quer construir alguma coisa precisa direcionar seus pensamentos para quais estratégias você usará para chegar onde deseja.

E isso já é muita coisa!!! Não é nada fácil dominar os próprios pensamentos!!

Nós crescemos numa cultura que nos infantiliza, que estimulas as ilusões! É bom para Matrix que as pessoas busquem solução em bens materiais, de consumo, isso faz a roda do kapitalismo girar… Time is money! Tudo a nossa volta nos estimula a andar na linha, viver vidas padrão, e quando não conseguimos, nos culpamos e caímos no ciclo vicioso de ilusão e pílulas mágicas.

Ser Livre é, antes de mais nada, se responsabilizar 100% pela sua vida! Parar de alimentar ilusões e controlar seus pensamentos, é o primeiro passo. Depois, é preciso colocar em prática tudo o que você pensou como estratégia. Mas lembre-se: tudo são possibilidades! Afinal, na sua mente sua estratégia pode ser boa, mas, na prática, ela vai interagir com o mundo real e será afetada e transformada por ele. Há uma linha tênue aqui! Cada passo que damos, cada ação que tomamos é apenas uma possibilidade, um possível caminho a ser seguido.

Liberdade exige muita responsabilidade! É preciso se responsabilizar pelo que pensamos, pelo que idealizamos, pelas estratégias que criamos, pelas ações que tomamos. Não é uma tarefa fácil, mas não há outro caminho para quem deseja viver fora da gaiola.

E você? Deseja ser Livre? Ou sua gaiola é confortável?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prece a Lua Minguante

Elemento Água

Os Quatro Elementos

Quem é Perséfone?

Oração a Hecate

O que fazer com o que sobra após um feitiço ou ritual?

Banho Mágico para acalmar a ansiedade

Feitiço Pra Transmutar Crenças Limitantes

Refletindo com o Baralho Cigano: a carta dos Caminhos e o destino

Banhos Mágicos VIII - aceitação